Quantos nos visitam :

PESSOAS ONLINE

Boletim de NOVIDADES - VI edição

Boletim de Novidades - V edição

20 de maio de 2012

 Os alunos das turmas do 11º A, B e C realizaram uma visita de estudo à Fundação Eça de Queirós em Tormes, no passado dia 1 de março.

Esta visita, planeada logo no início do ano letivo, foi preparada pelas docentes de português das referidas turmas e contou com a colaboração da Biblioteca Escolar da nossa escola. Entrou também no projeto a disciplina de Geografia, lecionada aos alunos do 11ºC. A viagem para lá foi acompanhada da leitura, por parte do professor João Rui, de excertos da obra « A Cidade e as Serras » . 
Nesta visita, os alunos puderam visitar  assistir à visualização do documentário "Eça de Queiroz: Realidade e Ficção" e conhecer in loco o espólio do escritor através da visita guiada proporcionada. O visionamento do documentário foi uma mais valia para a contextualização que é feita aquando  da  primeira abordagem do romance estudado nas aulas de Português. A famosa Geração de 70, a Questão Coimbrã, as Conferências do Casino Lisbonense, o grupo dos Vencidos da Vida passaram diante dos olhos dos nossos alunos. Aliás, na biblioteca pessoal do escritor, havia várias fotografias com os amigos que compunham o grupo « Vencidos da Vida». Pudémos também apreciar a paisagem bucólica,com rio Douro ao fundo dos vales, tanto apreciada por Jacinto!
O percurso de regresso contou com uma paragem na cidade da Régua. Aí, pudémos visitar o Museu do Douro. Foi interessante ver  « D. Antónia Adelaide Ferreira: uma vida singular». Senhora que viveu no século XIX, D. Antónia Adelaide Ferreira é hoje um símbolo da iniciativa, da perseverança e da luta individual em defesa de um bem coletivo, o Douro e a Região Vinhateira.
Realizada na ala central da sede do Museu do Douro evoca o percurso de D. Antónia desde que nasceu em 1811 na Régua, até ao seu falecimento, em março de 1896, na Quinta das Nogueiras. Esta exposição  incide em dois aspetos fundamentais da sua biografia: a sua vida e obra na dupla vertente de mulher e de empresária.  Vimos  também  exposição permanente «Memória da Terra do Vinho », que veio consolidar alguns dos conteúdos dados em geografia no ano passado.

0 comentários:

BIODIVERSIDADE NAS PALAVRAS - no âmbito da acção: «Biodiversidade: água e vida»

Boletim Informativo Biblioteca - Design Gráfico 11ºC

Há 20 anos: o Sonho que passava por Absurdo torna-se Realidade!

Estreia 3 de Dezembro

Sugestões de Novembro: