Quantos nos visitam :

PESSOAS ONLINE

Boletim de NOVIDADES - VI edição

Boletim de Novidades - V edição

28 de janeiro de 2009

aler + em Família

0 comentários
:::: Objectivos
Alertar os pais para a importância de incentivar as crianças a ler e também para o modo como a escola os pode apoiar através de vários tipos de recursos- ex.: listas de livros, sugestões de leituras, etc..

:::: Tipo de Intervenção
Destinatários: Alunos do 1º ano das escolas de Nelas


:::: Descrição da Actividade
1º dia de aulas:
- Na recepção dos alunos, oferta do livro do Ministério da Educação, da brochura e do autocolante sobre a leitura.
- Informação sobre a existência do Projecto aLeR+ e a necessidade do envolvimento dos pais em articulação com a escola.
- Preenchimento pelos pais de um questionário sobre os hábitos de leitura na família.
- Diálogo com os pais sobre a importância da aprendizagem da leitura e do gosto de ler, desde muito cedo, para o desenvolvimento e sucesso da criança.

Em Outubro: Reunião da Coordenadora do projecto, Coordenadora da BE do 1º ciclo e responsável pela BM com as professoras do 1º ano de cada Subdepartamento para apresentação do projecto, definição das actividades a desenvolver e confirmação da adesão por parte da escola.
Elaboração de um folheto sobre o projecto para entrega aos Pais e Encarregados de Educação.

A partir de Outubro/Novembro: Lemos juntos
- Cada EE faz um contrato de leitura: numa 1ª fase a criança leva para casa uma pequena história escolhida por si e o pai/a mãe compromete-se a ler a história à criança
- Colocação na escola frases que relacionem o prazer de ler com o sucesso escolar.
- Elaboração de um CDROM com conselhos aos pais sobre como orientar as crianças desde tenra idade na leitura.
A partir de Novembro: Preenchimento de um questionário pelas crianças sobre hábitos de leitura com a colaboração da professora.
- Registo da leitura mais apreciada numa grelha elaborada especificamente para o efeito.

Volta ao Mundo em vinte Histórias (1ºciclo)

0 comentários
Objectivo(s)
- Desenvolver o gosto pela leitura
- Promover a articulação entre ciclos
- Incentivar a ocupação de tempos livres dos alunos (hora do almoço) de forma lúdica e instrutiva.

Espaço Dinamizado
- Polivalente

Tipo de Intervenção
- Decoração do Espaço – Palco do Polivalente
-Criação de um espaço de leitura informal

Descrição da Actividade

1ª etapa: Contacto com a Coordenadora da BE do 1º ciclo e as professoras para recolher opiniões e sugestões sobre a decoração e organização do espaço.
2ª etapa: Aquisição e colocação de uma estante, de um escaparate para revistas e jogos, e de uma carpete para criar um espaço adequado aos pequenos leitores que almoçam na cantina da escola (1).
3ª etapa: Selecção e requisição de livros e revistas na Biblioteca do 1º ciclo e da BM destinados a leitura autónoma, em alternância com a leitura em voz alta.
4ª etapa: Aquisição de materiais para as crianças fazerem ou pintarem desenhos.
5ª etapa: Contacto com os Pais e EE, através dos respectivos professores, para solicitar a sua colaboração facultando almofadas para os alunos utilizarem neste espaço.
6ª etapa: Selecção de histórias do livro “Volta ao mundo em 80 histórias”
7ª etapa: Calendarização de actividades de leitura em voz alta por alunos do 3º ciclo/ Secundário aos alunos mais pequenos.
8ª etapa: Preparação da leitura das histórias na disciplina de Teatro (8º ano).
9ª etapa: Leitura das histórias
10ª etapa: Realização de uma oficina de leitura em voz alta destinada aos alunos do 3º ciclo interessados.
11ª etapa: Colaboração e articulação com as professoras do 1º ciclo que leccionam as crianças destinatárias desta acção para recontarem a história na sala de aula.

Gostos de Natal

0 comentários
Descrição da Actividade
Árvores de Natal:

1ª Fase: Recolha de materiais reutilizáveis: tampas e latas de sumo

2ª Fase: Elaboração do projecto na disciplina de Educação Tecnológica

3ª Fase: Recolha de frases, quadras, textos alusivos ao tema na disciplina de L. Portuguesa

4ª Fase: Montagem das árvores nos respectivos locais
Feira do Livro:

1ª Fase: Elaboração do convite dirigido aos Pais / Encarregados de Educação para estarem presentes no evento, a concretizar na última semana de aulas e no dia da entrega da avaliação do 1º período1)
2ª Fase: Elaboração do cartaz de divulgação da feira2)
3ª Fase: Montagem e realização da feira
â Saberes e Sabores de Natal:
1ª Fase: Organização da actividade consoante as preferências dos alunos
2ª Fase: Divulgação através de cartaz e de marcadores
3ª fase: Montagem e realização do “restaurante” com base em livros adquiridos recentemente, respeitando os gostos/interesses/sugestões dos alunos
Espaço Intervencionado
Bloco de Aulas
Polivalenteâ Biblioteca
Tipo de Intervenção
Decoração dos Espaços – Polivalente, Biblioteca e Bloco de Aulas
Criação de árvores de Natal estilizadas a partir da reutilização de materiais
Realização da Feira do Livro
Requisição de livros da Biblioteca Municipal para empréstimo domiciliário

Chá das Letras

0 comentários
Descrição da Actividade
No dia 29/11, no intervalo de 30 minutos da manhã, reuniram-se em torno de mesas redondas, devidamente postas e convidativas a um chazinho / cafezinho, os professores que livremente quiseram partilhar um livro que tivessem lido e que, de algum modo, os tivesse tocado.


O espaço esteve repleto de “gente” para falar/ouvir o que havia para dizer. Foi convidada, para animar um pouco esta tertúlia, uma ex-docente da casa que orou na base do livro A Turma, de François Bégaudeau.


Seguiram-se outros palestrantes para apresentarem em breves mas sugestivas palavras O Sétimo Selo (José R. dos Santos), Rosa Brava (José Manuel Saraiva), O Leitor (Bernhard Schlink), ….


Todos ouviram com a maior atenção para, no final, se ter assistido à troca de livros (os referidos e outros) entre os presentes que ficaram registados em ficha própria (ver modelo).


Como soube a pouco, aguarda-se outra reunião deste género oportunamente.

É de realçar que todos foram convidados para a actividade a partir de cartazes elaborados para o efeito e todos puderam também ficar com uma recordação do momento através do marcador de livros produzido com esse intuito.


Espaço Dinamizado
Sala de Professores
Tipo de Intervenção
Decoração do Espaço – Sala transformada em salão de chá com decoração alusiva/convidativa à leitura


Criação de um espaço / ambiente de partilha de leituras















Halloween - Literatura Fantástica

0 comentários
Espaço Intervencionado
Biblioteca
Polivalente
Bloco de Aulas

Tipo de Intervenção
Decoração dos espaços referidos com elementos decorativos relacionados com a comemoração do evento
Aquisição de literatura fantástica, nomeadamente Banda Desenhada
Elaboração de recomendações literárias e filmes

Descrição da Actividade
1ª Fase: Organização de uma lista de livros e de filmes associados ao terror e à literatura fantástica
2ª Fase: Elaboração de cartazes a sugerir os títulos de livros e de filmes associados à temática
3ª Fase: Decoração da biblioteca e dos expositores
4ª Fase: Comemoração do Halloween, associando e promovendo a literatura fantástica, nomeadamente a Banda Desenhada. Este tipo de literatura cativou alguns alunos que se encontravam arredados da leitura.

Leitura e Literacia na BE

0 comentários
Descrição da Actividade

1ª Fase: Recolha de elementos decorativos associando a Leitura e o Outono.
2ª Fase: Preparação e realização da visita dos alunos do 7º ano à BE sob o tema “Leitura e Literacia na BE”.
3ª Fase: Preparação da visita dos alunos do 8º ano à Biblioteca Municipal em articulação com as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa - elaboração de um folheto de apresentação da BM e de guiões de pesquisa;
4ª Fase: Visita à BM para pesquisa de documentos sobre o tema “Riscos e catástrofes naturais” e posterior elaboração do trabalho na sala de aula
5ª Fase: Resposta ao desafio “Como a leitura influenciou a minha vida” lançado pela escola ESCOLA JOAQUIM MAGALHÃES, FARO – PORTUGAL, por e-mail, a várias escolas a nível nacional e internacional. O objectivo era partilhar as opiniões dos alunos de várias escolas. Recebemos em troca a opinião de alunos de outros países europeus, que nos foram facultadas pela escola algarvia e afixadas no bloco de aulas.
6ª Fase: Dia Mundial da Alimentação: em articulação com o Projecto Educação para a Saúde, Formação Cívica e Área de Projecto, as turmas do 8º ano elaboraram uma pequena brochura sobre a regras de utilização da cantina, e aplicaram a Matemática na cozinha, para calcularem as calorias de receitas elaboradas em suas casas. Foi ainda exposta uma selecção de imagens retiradas da Internet sobre a alimentação no mundo, realçando em particular as diferenças entre os países.
7ª Fase: Exposição de cartazes “Criação da capa de um livro”, elaborados pelos alunos do Curso Profissional de Design Gráfico.
8º Fase: Comemoração do Halloween, associando e promovendo a literatura fantástica, nomeadamente a Banda Desenhada. Esta tipo de literatura cativou alguns alunos que se encontravam arredados da leitura.

Espaço Intervencionado
Biblioteca
Polivalente
Bloco de Aulas

Tipo de Intervenção
Decoração dos espaços referidos com elementos decorativos, livros e com opiniões dos alunos sobre a sua relação com a leitura
Elaboração de um cartaz e do programa de actividades que integraram visitas à BE e à BM, comemoração do Dia Mundial da Alimentação, uma exposição de cartazes sobre a criação da capa de um livro, comemoração do Halloween associada à literatura fantástica e ainda a participação num desafio lançado pela Escola Joaquim Magalhães, de Faro.

Criação de Capas de Livros

Descrição da Actividade
Integrado no Projecto a LeR +, e no âmbito da disciplina de Oficina Gráfica, disciplina da Formação Técnica do Curso Profissional de Técnico de Design, os alunos do 10º Ano, turma D, criaram várias capas de livros que já tinham lido ou que gostariam de ler.

Espaço a Dinamizar
Bloco de aulas
Polivalente
Tipo de Intervenção
Exposição dos trabalhos no bloco de aulas e no polivalente

Fases do Processo
Objectivo - Promover a leitura na turma D do 10º ano e comunidade escolar.

Numa 1ª fase, os alunos pesquisaram, na biblioteca e na Internet os livros que mais lhes interessaram e inteiraram-se do conteúdo do livro através da leitura.
De seguida, os alunos, sob a orientação do professor, recolheram imagens através da Internet e por digitalização trataram-nas no Photoshop.
Na 3ª fase, os alunos criaram, na aplicação Photoshop, pelos processos gráficos de comunicação visual, uma capa para um livro.


Avaliação
Esta actividade cumpriu plenamente os objectivos, uma vez que os alunos, em contacto com o livro, passaram para a leitura efectiva, fazendo, assim, a sua interpretação de modo a expressarem – graficamente através do Design de Comunicação.
A divulgação dos trabalhos pretendeu sensibilizar toda a comunidade escolar para a leitura .

BIODIVERSIDADE NAS PALAVRAS - no âmbito da acção: «Biodiversidade: água e vida»

Boletim Informativo Biblioteca - Design Gráfico 11ºC

Há 20 anos: o Sonho que passava por Absurdo torna-se Realidade!

Estreia 3 de Dezembro

Sugestões de Novembro: