Quantos nos visitam :

PESSOAS ONLINE

Boletim de NOVIDADES - VI edição

Boletim de Novidades - V edição

28 de janeiro de 2009

Leitura e Literacia na BE

Descrição da Actividade

1ª Fase: Recolha de elementos decorativos associando a Leitura e o Outono.
2ª Fase: Preparação e realização da visita dos alunos do 7º ano à BE sob o tema “Leitura e Literacia na BE”.
3ª Fase: Preparação da visita dos alunos do 8º ano à Biblioteca Municipal em articulação com as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa - elaboração de um folheto de apresentação da BM e de guiões de pesquisa;
4ª Fase: Visita à BM para pesquisa de documentos sobre o tema “Riscos e catástrofes naturais” e posterior elaboração do trabalho na sala de aula
5ª Fase: Resposta ao desafio “Como a leitura influenciou a minha vida” lançado pela escola ESCOLA JOAQUIM MAGALHÃES, FARO – PORTUGAL, por e-mail, a várias escolas a nível nacional e internacional. O objectivo era partilhar as opiniões dos alunos de várias escolas. Recebemos em troca a opinião de alunos de outros países europeus, que nos foram facultadas pela escola algarvia e afixadas no bloco de aulas.
6ª Fase: Dia Mundial da Alimentação: em articulação com o Projecto Educação para a Saúde, Formação Cívica e Área de Projecto, as turmas do 8º ano elaboraram uma pequena brochura sobre a regras de utilização da cantina, e aplicaram a Matemática na cozinha, para calcularem as calorias de receitas elaboradas em suas casas. Foi ainda exposta uma selecção de imagens retiradas da Internet sobre a alimentação no mundo, realçando em particular as diferenças entre os países.
7ª Fase: Exposição de cartazes “Criação da capa de um livro”, elaborados pelos alunos do Curso Profissional de Design Gráfico.
8º Fase: Comemoração do Halloween, associando e promovendo a literatura fantástica, nomeadamente a Banda Desenhada. Esta tipo de literatura cativou alguns alunos que se encontravam arredados da leitura.

Espaço Intervencionado
Biblioteca
Polivalente
Bloco de Aulas

Tipo de Intervenção
Decoração dos espaços referidos com elementos decorativos, livros e com opiniões dos alunos sobre a sua relação com a leitura
Elaboração de um cartaz e do programa de actividades que integraram visitas à BE e à BM, comemoração do Dia Mundial da Alimentação, uma exposição de cartazes sobre a criação da capa de um livro, comemoração do Halloween associada à literatura fantástica e ainda a participação num desafio lançado pela Escola Joaquim Magalhães, de Faro.

0 comentários:

BIODIVERSIDADE NAS PALAVRAS - no âmbito da acção: «Biodiversidade: água e vida»

Boletim Informativo Biblioteca - Design Gráfico 11ºC

Há 20 anos: o Sonho que passava por Absurdo torna-se Realidade!

Estreia 3 de Dezembro

Sugestões de Novembro: