Quantos nos visitam :

PESSOAS ONLINE

Boletim de NOVIDADES - VI edição

Boletim de Novidades - V edição

2 de junho de 2011

Chá das Letras - Demos Voz à Poesia



Hoje houve mais uma «festa» aqui na escola e a anfitriã foi a poesia. Inspirados por Érato e ao som da sua pequena lira lá se foram dizendo umas palavras inspiradas. Serviram-nos os poetas consagrados (Camões, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, António Gedeão, ...) e os poemas que os nossos alunos criaram para o Sarau da Poesia (dia 25 de Março) e para o concurso «Faça lá um poema».


Este Chá das Letras serviu também para não deixar morrer uma tradição do nosso povo que já vai caindo no esquecimento: o Dia da Espiga ou 5ª Feira da Ascensão. Todos os docentes foram presenteados, à chegada, com um ramo composto por aquilo que a tradição recomendava e por um cartão explicativo do significado do dia e dos elementos constitutivos do referido ramo (flores, espiga, oliveira, videira, malmequer, oliveira, alecrim).


A sala estava cheia de professores interessados na partilha das belas palavras que só os nossos poetas conseguem tecer, tendo sido adoçadas com um delicioso bolo regado com chá/café profissionalmente servido pelos nossos alunos do Serviço de Mesa e Bar (10º ano).


Assim...


... se confraternizou à volta da mesa, tendo tido as letras e os livros como motivo de conversa e de partilha de saberes e leituras.


... se procurou motivar os professores para a comunhão de leituras com os alunos.


... se tentou revitalizar a tradição enquanto marca caracterizadora de uma terra, região, país.


0 comentários:

BIODIVERSIDADE NAS PALAVRAS - no âmbito da acção: «Biodiversidade: água e vida»

Boletim Informativo Biblioteca - Design Gráfico 11ºC

Há 20 anos: o Sonho que passava por Absurdo torna-se Realidade!

Estreia 3 de Dezembro

Sugestões de Novembro: