Quantos nos visitam :

PESSOAS ONLINE

Boletim de NOVIDADES - VI edição

Boletim de Novidades - V edição

22 de maio de 2010

OS MUSEUS E AS ESCOLAS

A PROPÓSITO DAS ACTIVIDADES DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE NELAS



Os museus apresentam-se como espaços pedagógicos privilegiados onde a aprendizagem e a recreação se entrelaçam, ocasionando experiências e promovendo saberes de forma tão ou mais proficiente como o aproveitamento optimizado de outro recurso didáctico. Urge então reconhecer a proficuidade de uma relação mais achegada entre os museus e as escolas, porque facilitadora e potenciadora da estruturação pessoal, permanente e dinâmica de conhecimentos.
Celebrada desde 1977 sob proposta do ICOM (Conselho Internacional de Museus), a efeméride foi assinalada na Escola Secundária de Nelas com a programação de actividades nesta semana justamente designada Semana dos Museus, gizadas pelo Grupo de História, com a colaboração da Biblioteca Escolar, do Curso Profissional de Restaurante e Bar e do Curso Profissional de Design Gráfico. Esta Quinta-feira, dia 20, no período da manhã, tiveram lugar na sala multiusos duas comunicações proferidas por dois oradores convidados, afectos ao Museu Grão Vasco e ao Museu do Caramulo, ajustadas aos respectivos programas escolares. Assim, o Dr. Alberto Correia apresentou o mítico «Grão Vasco, o homem, a obra e o seu tempo» aos oitavo, décimo e décimo primeiro anos, mostrando-lhes a importância do olhar e da interpretação de uma obra pictórica para a inteligibilidade de uma época e, por conseguinte, de uma mundividência específica, e a Dr.ª Susana Tavares abordou as colecções de arte e automóvel patentes no Museu do Caramulo para os nono e décimo segundo anos, guiando os alunos numa agradável «Viagem do manual de História ao Museu do Caramulo».
A excelência das comunicações resultou no notório envolvimento dos alunos, interagindo e acompanhando com interesse e deleite as intervenções. Procurou-se essencialmente que os alunos assumam o espaço museológico e o próprio discurso expositivo como fontes de conhecimento e de diversão, despertando-lhes a vontade e a motivação para uma visita. Será lá, no museu, rodeados de objectos que narram histórias e que os transportam para um tempo outro, que sentirão o museu como um verdadeiro espaço de fruição cultural.

0 comentários:

BIODIVERSIDADE NAS PALAVRAS - no âmbito da acção: «Biodiversidade: água e vida»

Boletim Informativo Biblioteca - Design Gráfico 11ºC

Há 20 anos: o Sonho que passava por Absurdo torna-se Realidade!

Estreia 3 de Dezembro

Sugestões de Novembro: