Quantos nos visitam :
PESSOAS ONLINE
Boletim de NOVIDADES - VI edição
Boletim de Novidades - V edição
4 de dezembro de 2009
A iniciativa, que pretendeu envolver os alunos e cimentar os hábitos de leitura, esteve direccionada, essencialmente, para a comunidade escolar. O certame contou com muitos exemplares que podiam ser adquiridos com um desconto de 10 por cento.
18 de novembro de 2009
.jpg)
A autora de 'Trois Femmes Puissantes', o livro distinguido, é filha de pai senegalês e mãe francesa
O Goncourt, o mais prestigiado prémio literário francês, foi atribuído à escritora Marie N'Diaye, filha de pai senegalês e mãe francesa, pelo livro Trois Femmes Puissantes, a história de três destinos femininos divididos entre a França e a África.
NDiaye, de 42 anos, é a primeira mulher a ganhar o Goncourt desde 1998 e é a autora de cerca de 20 romances e antologias. A escritora, muito crítica da França de Nicolas Sarkozy, que classifica de "monstruosa", instalou-se em Berlim após as eleições presidenciais de 2007 com o marido, o também romanc ista Jean-Yves Cendrey.
Falando à imprensa em Paris, NDiaye disse estar "muito contente por ter sido uma mulher a receber o Prémio Goncourt. Já tinha havido uma espécie de milagre com o sucesso alcançado pelo livro, e agora vem este prémio inesperado. É também o coroar e a recompensa de 25 anos de escrita".
A escritora havia já ganho o Prémio Femina em 2001, com o livro Rosie Carpe.
Publicado pela Gallimard, Trois Femmes Puissantes centra-se nas personagens de Norah, uma advogada parisie nse que vai visitar o pai a Dakar, apesar de não se dar bem com ele; de Fanta, que deixa o seu Senegal natal para ir com o marido para França, mas não consegue adaptar-se ao novo país; e de Khady, uma jovem viúva que erra sem esperança entre a Europa e a África.
31 de outubro de 2009
Sabias que Halloween vem de Dia de Todos os Santos? Este diz-se em inglês All Hallows Day. Como sabes, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Como já dissémos, acreditava-se que na Noite das ,os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.
30 de outubro de 2009

Uma mensagem secreta da Al-Qaeda faz soar as campainhas de alarme em Washington. Seduzido por uma bela operacional da CIA, o historiador e criptanalista português Tomás Noronha é confrontado em Veneza com uma estranha cifra: 6AYHAS1HA8RU. Ahmed é um menino egípcio a quem o mullah Saad ensina na mesquita o carácter pacífico e indulgente do islão. Mas nas aulas da madrassa aparece um novo professor com um islão diferente, agressivo e intolerante. O mullah e o novo professor digladiam-se por Ahmed e o menino irá fazer uma escolha que nos transporta ao maior pesadelo do nosso tempo.Baseando-se em informações verídicas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra surpreendente como o mestre dos grandes temas contemporâneos. Mais do que um empolgante romance, Fúria Divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos. Este romance foi revisto por um dos primeiros operacionais da Al-Qaeda.
26 de outubro de 2009
Novidades Recentes da Biblioteca
Filmes :
- Duas Irmãs e um Rei de Justin Chadwick.
- Anjos e Demónios - de Ron Howard
- O Código DaVinci - de Ron Howard
- August Rush: Som do Coração
Livros
- Fúria Divina - de José Rodrigues dos Santos
14 de outubro de 2009
9 de outubro de 2009

Como sugestão de leitura para este mês, aconselhamos «O Ladrão de Sonhos» da original colecção Abadazad, lançada pela Disney,que está a fazer furor nos EUA.Três mundos distintos intersectam-se nesta colecção: o dos livros sobre Abadazad de Franklin O. Davies, um autor do século XIX; o de Kate, uma adolescente que procura o irmão desaparecido; e o próprio Abadazad, um mundo povoado de personagens fantásticas. Num estilo que combina banda desenhada, excertos de livros e o diário de uma adolescente, Abadazad tem uma abordagem totalmente inovadora que prende leitores de todas as idades.
Já disponível na biblioteca da tua escola !
Todas as opiniões sobre este livro serão bem-vindas !
8 de outubro de 2009
O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído este ano à escritora alemã de origem romena Herta Müller, de 56 anos.
Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado pela Difel.
Nascida a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de Nitzkydorf, perto de Timisoara, na Roménia. Estudou alemão e literatura romena na sua terra natal e trabalhou depois como tradutora numa fábrica de Timisoara, antes de ser demitida das suas funções em 1979 por se ter recusado a colaborar com a polícia política de Nicolae Ceaucescu.Müller acabou por abandonar o seu país em 1987 para ir para a Alemanha com o marido, o também escritor Richard Wagner. Para trás deixou uma longa luta perdida pela publicação dos seus trabalhos frontalmente críticos ao regime totalitário de Ceausescu, que acabaria por ser derrubado dois anos depois de Müller sair da Roménia.Em 1984 foi distinguida com o Prémio Aspekte e onze anos depois recebeu o prémio europeu de literatura Aristeion e foi eleita para a Academia Alemã para Língua e Poesia. Em 1998, recebeu o prémio irlandês IMPAC, no ano seguinte o Prémio Franz Kafka. Em 2003, foi galadoarda com o prémio Joseph Breitbach de literatura alemã, em 2004 com o prémio de literatura da Fundação Konrad Adenauer e, em 2006, com o Prémio Würth de literatura europeia.
In Público de 8-10-2009
1 de outubro de 2009
Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Neste mês, as bibliotecas escolares têm por norma organizar um conjunto de actividades, envolvendo toda a escola e a comunidade em que esta se insere, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar toda a comunidade escolar para a sua utilização.
As equipas devem usar todos os meios ao seu alcance para fazerem a divulgação da biblioteca: a internet (sítio, blogue, facebook, twitter, listas de difusão, recursos disponibilizados pela IASL, etc.), os média locais, o trabalho em parceria com outras instituições, o convite a personalidades, a utilização de espaços fora da biblioteca na escola ou fora da escola, etc..
Os portais das Redes de Bibliotecas Concelhias devem ser a interface de eleição para a divulgação das actividades realizadas nas respectivas escolas e o rosto das realizações em parceria programadas para este mês/dia.
A Rede de Bibliotecas Escolares decidiu, por sua vez, que a última segunda feira do mês de Outubro seria o dia em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão. O dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.
29 de setembro de 2009

De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino "Primera Plana". Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas.
Joaquin Lavado (Quino) imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.
A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no "Primera Plana", na altura um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional. À primeira vista, Mafalda podia ser uma menina de seis anos, reguila, desafiadora e descarada, mas depressa se percebeu que da sua boca, dos balões que Quino preenchia, saíam comentários mordazes e pertinentes sobre a ordem do mundo, a luta de classes, o capitalismo e o comunismo, mas também, de forma mais subtil, sobre a situação política e social argentina.
Era a Mafalda, a contestatária e insatisfeita, "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é", descreveu Umberto Eco em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou à personagem.
A par da atitude de adulto mas com o desarmante discurso de uma criança, Mafalda tinha essa mesma condição de menina, que detestava sopa, adorava os Beatles, não compreendia a guerra no Vietname e tinha monólogos preocupados em frente a um globo terrestre.
15 de setembro de 2009

- E para lembrar o primeiro dia de escola,
Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas.
É também aprender a ser livres, sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante, às vezes urgente.
Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar.
Aprender a crescer quer dizer: aprender a estudar, conhecer os outros, a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros, aprende a viver bem consigo próprio. (...)
Estudar também é repartir, também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar(...)
Estudar é muito
mas pensar é tudo!
25 de abril de 2009
Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar
Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar
Vemos, ouvimos e lemos
Relatórios da fome
O caminho da injustiça
A linguagem do terror
A bomba de Hiroshima
Vergonha de nós todos
Reduziu a cinzas
A carne das crianças
D'África e Vietname
Sobe a lamentação
Dos povos destruídos
Dos povos destroçados
Nada pode apagar
O concerto dos gritos
O nosso tempo é
Pecado organizado.
22 de abril de 2009
17 de abril de 2009
23 de Abril - Dia Mundial do Livro
0 comentários
9 de abril de 2009
28 de janeiro de 2009
aler + em Família
0 comentáriosAlertar os pais para a importância de incentivar as crianças a ler e também para o modo como a escola os pode apoiar através de vários tipos de recursos- ex.: listas de livros, sugestões de leituras, etc..
:::: Tipo de Intervenção
Destinatários: Alunos do 1º ano das escolas de Nelas
:::: Descrição da Actividade
1º dia de aulas:
- Informação sobre a existência do Projecto aLeR+ e a necessidade do envolvimento dos pais em articulação com a escola.
- Preenchimento pelos pais de um questionário sobre os hábitos de leitura na família.
Em Outubro: Reunião da Coordenadora do projecto, Coordenadora da BE do 1º ciclo e responsável pela BM com as professoras do 1º ano de cada Subdepartamento para apresentação do projecto, definição das actividades a desenvolver e confirmação da adesão por parte da escola.
Elaboração de um folheto sobre o projecto para entrega aos Pais e Encarregados de Educação.
A partir de Outubro/Novembro: Lemos juntos
- Cada EE faz um contrato de leitura: numa 1ª fase a criança leva para casa uma pequena história escolhida por si e o pai/a mãe compromete-se a ler a história à criança
- Elaboração de um CDROM com conselhos aos pais sobre como orientar as crianças desde tenra idade na leitura.
A partir de Novembro: Preenchimento de um questionário pelas crianças sobre hábitos de leitura com a colaboração da professora.
- Registo da leitura mais apreciada numa grelha elaborada especificamente para o efeito.
Volta ao Mundo em vinte Histórias (1ºciclo)
0 comentários
- Desenvolver o gosto pela leitura
- Promover a articulação entre ciclos
- Incentivar a ocupação de tempos livres dos alunos (hora do almoço) de forma lúdica e instrutiva.
Espaço Dinamizado
Tipo de Intervenção
- Decoração do Espaço – Palco do Polivalente
-Criação de um espaço de leitura informal
Descrição da Actividade
1ª etapa: Contacto com a Coordenadora da BE do 1º ciclo e as professoras para recolher opiniões e sugestões sobre a decoração e organização do espaço.
2ª etapa: Aquisição e colocação de uma estante, de um escaparate para revistas e jogos, e de uma carpete para criar um espaço adequado aos pequenos leitores que almoçam na cantina da escola (1).
3ª etapa: Selecção e requisição de livros e revistas na Biblioteca do 1º ciclo e da BM destinados a leitura autónoma, em alternância com a leitura em voz alta.
4ª etapa: Aquisição de materiais para as crianças fazerem ou pintarem desenhos.
5ª etapa: Contacto com os Pais e EE, através dos respectivos professores, para solicitar a sua colaboração facultando almofadas para os alunos utilizarem neste espaço.
6ª etapa: Selecção de histórias do livro “Volta ao mundo em 80 histórias”
7ª etapa: Calendarização de actividades de leitura em voz alta por alunos do 3º ciclo/ Secundário aos alunos mais pequenos.
8ª etapa: Preparação da leitura das histórias na disciplina de Teatro (8º ano).
9ª etapa: Leitura das histórias
10ª etapa: Realização de uma oficina de leitura em voz alta destinada aos alunos do 3º ciclo interessados.
11ª etapa: Colaboração e articulação com as professoras do 1º ciclo que leccionam as crianças destinatárias desta acção para recontarem a história na sala de aula.
Gostos de Natal
0 comentários1ª Fase: Recolha de materiais reutilizáveis: tampas e latas de sumo
2ª Fase: Elaboração do projecto na disciplina de Educação Tecnológica
3ª Fase: Recolha de frases, quadras, textos alusivos ao tema na disciplina de L. Portuguesa
4ª Fase: Montagem das árvores nos respectivos locais
1ª Fase: Elaboração do convite dirigido aos Pais / Encarregados de Educação para estarem presentes no evento, a concretizar na última semana de aulas e no dia da entrega da avaliação do 1º período1)
2ª Fase: Elaboração do cartaz de divulgação da feira2)
3ª Fase: Montagem e realização da feira
â Saberes e Sabores de Natal:
1ª Fase: Organização da actividade consoante as preferências dos alunos
2ª Fase: Divulgação através de cartaz e de marcadores
3ª fase: Montagem e realização do “restaurante” com base em livros adquiridos recentemente, respeitando os gostos/interesses/sugestões dos alunos
Chá das Letras
0 comentáriosNo dia 29/11, no intervalo de 30 minutos da manhã, reuniram-
Halloween - Literatura Fantástica
0 comentáriosBiblioteca
Polivalente
Bloco de Aulas
Tipo de Intervenção
Decoração dos espaços referidos com elementos decorativos relacionados com a comemoração do evento
Aquisição de literatura fantástica, nomeadamente Banda Desenhada
Elaboração de recomendações literárias e filmes
Descrição da Actividade
1ª Fase: Organização de uma lista de livros e de filmes associados ao terror e à literatura fantástica
2ª Fase: Elaboração de cartazes a sugerir os títulos de livros e de filmes associados à temática
3ª Fase: Decoração da biblioteca e dos expositores
4ª Fase: Comemoração do Halloween, associando e promovendo a literatura fantástica, nomeadamente a Banda Desenhada. Este tipo de literatura cativou alguns alunos que se encontravam arredados da leitura.
Leitura e Literacia na BE
0 comentários1ª Fase: Recolha de elementos decorativos associando a Leitura e o Outono.
2ª Fase: Preparação e realização da visita dos alunos do 7º ano à BE sob o tema “Leitura e Literacia na BE”.
3ª Fase: Preparação da visita dos alunos do 8º ano à Biblioteca Municipal em articulação com as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa - elaboração de um folheto de apresentação da BM e de guiões de pesquisa;
4ª Fase: Visita à BM para pesquisa de documentos sobre o tema “Riscos e catástrofes naturais” e posterior elaboração do trabalho na sala de aula
5ª Fase: Resposta ao desafio “Como a leitura influenciou a minha vida” lançado pela escola ESCOLA JOAQUIM MAGALHÃES, FARO – PORTUGAL, por e-mail, a várias escolas a nível nacional e internacional. O objectivo era partilhar as opiniões dos alunos de várias escolas. Recebemos em troca a opinião de alunos de outros países europeus, que nos foram facultadas pela escola algarvia e afixadas no bloco de aulas.
6ª Fase: Dia Mundial da Alimentação: em articulação com o Projecto Educação para a Saúde, Formação Cívica e Área de Projecto, as turmas do 8º ano elaboraram uma pequena brochura sobre a regras de utilização da cantina, e aplicaram a Matemática na cozinha, para calcularem as calorias de receitas elaboradas em suas casas. Foi ainda exposta uma selecção de imagens retiradas da Internet sobre a alimentação no mundo, realçando em particular as diferenças entre os países.
7ª Fase: Exposição de cartazes “Criação da capa de um livro”, elaborados pelos alunos do Curso Profissional de Design Gráfico.
8º Fase: Comemoração do Halloween, associando e promovendo a literatura fantástica, nomeadamente a Banda Desenhada. Esta tipo de literatura cativou alguns alunos que se encontravam arredados da leitura.
Polivalente
Bloco de Aulas
Elaboração de um cartaz e do programa de actividades que integraram visitas à BE e à BM, comemoração do Dia Mundial da Alimentação, uma exposição de cartazes sobre a criação da capa de um livro, comemoração do Halloween associada à literatura fantástica e ainda a participação num desafio lançado pela Escola Joaquim Magalhães, de Faro.
Criação de Capas de Livros
Integrado no Projecto a LeR +, e no âmbito da disciplina de Oficina Gráfica, disciplina da Formação Técnica do Curso Profissional de Técnico de Design, os alunos do 10º Ano, turma D, criaram várias capas de livros que já tinham lido ou que gostariam de ler.
Fases do Processo
Objectivo - Promover a leitura na turma D do 10º ano e comunidade escolar.
Numa 1ª fase, os alunos pesquisaram, na biblioteca e na Internet os livros que mais lhes interessaram e inteiraram-se do conteúdo do livro através da leitura.
De seguida, os alunos, sob a orientação do professor, recolheram imagens através da Internet e por digitalização trataram-nas no Photoshop.
Na 3ª fase, os alunos criaram, na aplicação Photoshop, pelos processos gráficos de comunicação visual, uma capa para um livro.
Avaliação
Esta actividade cumpriu plenamente os objectivos, uma vez que os alunos, em contacto com o livro, passaram para a leitura efectiva, fazendo, assim, a sua interpretação de modo a expressarem – graficamente através do Design de Comunicação.
A divulgação dos trabalhos pretendeu sensibilizar toda a comunidade escolar para a leitura .
Livros Digitais
Outros Livros [para ler]: - Leituras em Linha - Era Dezembro - "Eles escrevem, nós escrevemos, eles lêem, nós lemos"