Foi momento marcante da semana a presença, no dia 1 de Março, da Drª Ana Maria Cabral da RBE para conversar com as educadoras, professores do 1º CEB e Direcção sobre a temática: «A Biblioteca Como Centro de Aprendizagem» (ver mais em »»»). Foram duas horas de ensinamentos e partilhas de sabores (dos livros que tão docemente leu e sugeriu) e saberes a partilhar. Foi unânime a boa avaliação feita da sessão e o reconhecimento da mesma como facilitadora e despoletadora de um caminho a fazer de «mãos dadas» entre professores e bibliotecários.
Entre nós esteve também, no dia 4 de Março, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho. Estiveram reunidos para o ouvirem, na sala Multiusos, os alunos dos 7º anos (A, B, C) e do 10º C. Foi magnífico perceber que a assistência estava «grudada» nas explicações e nos desenhos feitos na hora por este excelente comunicador. Julgamos que o Pedro Seromenho ficou seriamente marcado com a forma como os alunos o receberam: com uma apresentação biográfica, com versos de boas-vindas, com uma série de questões que versaram a sua vida e obra e que foram preparadas nas aulas de PNL. Estes alunos e as respectivas professoras prepararam previamente a recepção ao escritor, lendo e trabalhando duas das suas obras: A Nascente de Tinta e O Reino do Silêncio. Entre respostas às diversas questões e comentários interessantes do escritor Pedro Seromenho, a apresentação foi naturalmente acontecendo, tendo terminado com os respectivos autógrafos personalizados com um desenho feito na hora em cada obra vendida pelo ilustrador nascido na República do Zimbabué.
A BE agradece o espírito jovial com que esteve entre nós, os exemplares das obras que nos ofertou para que constem das nossas bibliotecas e o desenho que resultou das propostas feitas pelos alunos e que em breve constará do espaço BE da ESN (já há uma turma de alunos a ilustrá-lo).
A nossa escola não parou! Esta semana foi frenética! A Rádio Escola também esteve ao serviço da promoção da leitura, divulgando-se, através dela, textos de autores consagrados e, motivadas por estes, fizeram-se reflexões que levassem à procura desses mesmos textos e de outros de autores diversos. Apenas mais um meio de incentivo ao que todos desejamos: que a nossa escola seja uma escola LEITORA!
0 comentários:
Enviar um comentário