:::: Objectivos
Alertar os pais para a importância de incentivar as crianças a ler e também para o modo como a escola os pode apoiar através de vários tipos de recursos- ex.: listas de livros, sugestões de leituras, etc..
:::: Tipo de Intervenção
Destinatários: Alunos do 1º ano das escolas de Nelas
:::: Descrição da Actividade
1º dia de aulas:
Alertar os pais para a importância de incentivar as crianças a ler e também para o modo como a escola os pode apoiar através de vários tipos de recursos- ex.: listas de livros, sugestões de leituras, etc..
:::: Tipo de Intervenção
Destinatários: Alunos do 1º ano das escolas de Nelas
:::: Descrição da Actividade
1º dia de aulas:
- Na recepção dos alunos, oferta do livro do Ministério da Educação, da brochura e do autocolante sobre a leitura.
- Informação sobre a existência do Projecto aLeR+ e a necessidade do envolvimento dos pais em articulação com a escola.
- Preenchimento pelos pais de um questionário sobre os hábitos de leitura na família.
- Informação sobre a existência do Projecto aLeR+ e a necessidade do envolvimento dos pais em articulação com a escola.
- Preenchimento pelos pais de um questionário sobre os hábitos de leitura na família.
- Diálogo com os pais sobre a importância da aprendizagem da leitura e do gosto de ler, desde muito cedo, para o desenvolvimento e sucesso da criança.
Em Outubro: Reunião da Coordenadora do projecto, Coordenadora da BE do 1º ciclo e responsável pela BM com as professoras do 1º ano de cada Subdepartamento para apresentação do projecto, definição das actividades a desenvolver e confirmação da adesão por parte da escola.
Elaboração de um folheto sobre o projecto para entrega aos Pais e Encarregados de Educação.
A partir de Outubro/Novembro: Lemos juntos
- Cada EE faz um contrato de leitura: numa 1ª fase a criança leva para casa uma pequena história escolhida por si e o pai/a mãe compromete-se a ler a história à criança
Em Outubro: Reunião da Coordenadora do projecto, Coordenadora da BE do 1º ciclo e responsável pela BM com as professoras do 1º ano de cada Subdepartamento para apresentação do projecto, definição das actividades a desenvolver e confirmação da adesão por parte da escola.
Elaboração de um folheto sobre o projecto para entrega aos Pais e Encarregados de Educação.
A partir de Outubro/Novembro: Lemos juntos
- Cada EE faz um contrato de leitura: numa 1ª fase a criança leva para casa uma pequena história escolhida por si e o pai/a mãe compromete-se a ler a história à criança
- Colocação na escola frases que relacionem o prazer de ler com o sucesso escolar.
- Elaboração de um CDROM com conselhos aos pais sobre como orientar as crianças desde tenra idade na leitura.
A partir de Novembro: Preenchimento de um questionário pelas crianças sobre hábitos de leitura com a colaboração da professora.
- Registo da leitura mais apreciada numa grelha elaborada especificamente para o efeito.
- Elaboração de um CDROM com conselhos aos pais sobre como orientar as crianças desde tenra idade na leitura.
A partir de Novembro: Preenchimento de um questionário pelas crianças sobre hábitos de leitura com a colaboração da professora.
- Registo da leitura mais apreciada numa grelha elaborada especificamente para o efeito.