- Desenvolver o gosto pela leitura
- Promover a articulação entre ciclos
- Incentivar a ocupação de tempos livres dos alunos (hora do almoço) de forma lúdica e instrutiva.
Espaço Dinamizado
- Polivalente
Tipo de Intervenção
- Decoração do Espaço – Palco do Polivalente
-Criação de um espaço de leitura informal
Descrição da Actividade
Tipo de Intervenção
- Decoração do Espaço – Palco do Polivalente
-Criação de um espaço de leitura informal
Descrição da Actividade
1ª etapa: Contacto com a Coordenadora da BE do 1º ciclo e as professoras para recolher opiniões e sugestões sobre a decoração e organização do espaço.
2ª etapa: Aquisição e colocação de uma estante, de um escaparate para revistas e jogos, e de uma carpete para criar um espaço adequado aos pequenos leitores que almoçam na cantina da escola (1).
3ª etapa: Selecção e requisição de livros e revistas na Biblioteca do 1º ciclo e da BM destinados a leitura autónoma, em alternância com a leitura em voz alta.
4ª etapa: Aquisição de materiais para as crianças fazerem ou pintarem desenhos.
5ª etapa: Contacto com os Pais e EE, através dos respectivos professores, para solicitar a sua colaboração facultando almofadas para os alunos utilizarem neste espaço.
6ª etapa: Selecção de histórias do livro “Volta ao mundo em 80 histórias”
7ª etapa: Calendarização de actividades de leitura em voz alta por alunos do 3º ciclo/ Secundário aos alunos mais pequenos.
8ª etapa: Preparação da leitura das histórias na disciplina de Teatro (8º ano).
9ª etapa: Leitura das histórias
10ª etapa: Realização de uma oficina de leitura em voz alta destinada aos alunos do 3º ciclo interessados.
11ª etapa: Colaboração e articulação com as professoras do 1º ciclo que leccionam as crianças destinatárias desta acção para recontarem a história na sala de aula.
0 comentários:
Enviar um comentário